17 de julho de 2025

Tecnologias Irriga Global contribuem para a Pegada Hídrica

Resultados conquistados pela Irriga Global mostram que a Pegada Hídrica já é realidade com o uso de suas inovações 

A data de 05 de junho é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente e a Irriga Global, multinacional nascida no Rio Grande do Sul, orgulha-se das conquistas ao longo de seus 25 anos inovando para elevar os patamares de sustentabilidade no agronegócio.

Além do aumento de rentabilidade, decorrente da redução de custos e do aumento da produtividade, que as tecnologias da Irriga Global geram para os produtores, um dos grandes focos do setor de P&D é a sustentabilidade, principalmente ligada à Pegada Hídrica.

Quando se consegue analisar quantos kg de semente ou massa seca é possível produzir com 1 litro de água, compreende-se do que se trata a Pegada Hídrica. O cálculo da eficiência no uso da água, realizado pelas tecnologias da Irriga Global, vem possibilitando mapear, para diversas empresas produtoras de sementes, onde está o maior consumo de Água Verde (água da chuva coletada) ou Azul (água doce de superfície ou subterrânea).

“Essa informação auxilia nossos clientes, principalmente com dados quantitativos da Pegada Hídrica, ou seja, determinam o volume de água associado à produção de sementes”, enfatiza o diretor global de tecnologia e QA da Irriga Luis Pedro Saccol Fros.

“A Pegada Hídrica é importante para identificar onde a água é mais intensamente utilizada e como reduzir o seu consumo, contribuindo para a sustentabilidade ambiental”, salienta Fros.

 

Experimentos realizados comprovam eficiência das tecnologias Irriga 

A Irriga está presente em cerca de 20 países e, nos últimos anos, desenvolveu experimentos que comprovaram uma melhor eficiência das suas tecnologias frente às outras disponíveis no mercado. 

A Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos, conduziu um estudo que constatou uma diferença significativa no uso de água entre os três tratamentos de irrigação testados. De fato, o sistema de irrigação de precisão da Irriga superou os principais concorrentes em até 25% em eficiência no uso de água. “Além disso, nosso sistema programou menos água ao longo da estação – sem afetar a produtividade –, economizando custos de energia e conservando os recursos hídricos. Isso fornece aos produtores dados comprovados de terceiros que mostram que nosso sistema funciona”, ressalta o CEO Reimar Carlesso.

Em outro trabalho, realizado no Brasil junto de uma empresa multinacional, foram realizadas medições de alta precisão ao longo de 7 anos e os resultados mostraram que, com o uso das tecnologias Irriga Global, a empresa, que tem lavouras em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia, conseguiu reduzir de 35% para 3% o número de hectares que sofre com estresse hídrico. 

Com uma história construída sobre pilares de ciência, tecnologia e sustentabilidade, a Irriga Global segue firme em seu propósito: ajudar o agricultor a produzir mais, utilizando menos recursos, e transformar a agricultura irrigada em um motor de eficiência e de respeito ao meio ambiente.